sábado, 12 de fevereiro de 2011

O poder que as palavras tem

             Algumas pessoas não conseguem imaginar o poder que as palavras têm. Mal sabem o bem ou o mal que podem fazer na vida de alguém se não usarem as palavras certas. Devemos sem dúvidas dizer a verdade pra vivermos bem, viver numa base de mentiras não é bom pra nenhuma relação, mas a forma com que 'jogamos' as palavras nas outras pessoas poderá surtir um efeito inesperado. Saber como falar é tão essencial como saber o que falar, as palavras não podem ser jogadas de qualquer forma.
          Você pode agora está pensando que o poder de nossas palavras não teriam tanta influência na vida de outras pessoas assim. Eu digo ao contrário. Digo que temos muito mais poder com nossas palavras na vida de outras pessoas do que imaginamos... As pessoas falam o tempo todo conosco e nosso estado de espírito também pode interferir o modo como recebemos as palavras.
O "Eu te amo", por exemplo, é uma frase que está sendo banalizada por muitos, diz-se esta frase a todo tempo sem sequer saber o que é de fato o amor. Isto pode soar normal aos ouvidos de alguém que não liga para tal coisa, mas e alguém que realmente liga e dá um sentido a esta frase?? Se você diz "Eu te amo" pra alguém que quer ouvir isto de você? Você pode pensar que isso é bom, já que com isto você pôde fazer alguém feliz.
Mas não é bem assim, pare um pouco e pense nas consequências destas palavras. Você está disposto a enfrentar as consequencias de tais palavras? Tudo bem, você fez desta pessoa a pessoa mais feliz do mundo com apenas três palavrinhas. Mas até quando você vai continuar “enganando” esta pessoa? Logo logo ela vai descobrir que você não sente realmente o que está dizendo que sente e isto meu amigo, não acabará bem. Acredite!
Vejamos agora uma palavra negativa. Você está num dia estressado de grande correria e alguém fala algo que te desagrada, inesperadamente você explode e manda esta pessoa por inferno. Se o estado de espírito desta pessoa estiver bom, será abalado por algum momento, mas não será grave, é até possível que nem exista nenhum tipo de abalo, pode ser que esse alguém ria da situação e contorne, afinal, você anda estressado e isso é nítido. Mas e se este alguém estiver com problemas realmente sérios em casa? No trabalho, com os filhos, no casamento, na escola, enfim, seja qual for o motivo, esta pessoa pode estar precisando de uma palavra de carinho e qualquer palavra que escute pode interpretar como está vendo o mundo naquele momento da vida dela. Você nunca passou por um momento desses? Nunca ouviu uma palavra, que em outro momento soaria normal e que naquele momento você quis morrer por que você achou que era aquilo mesmo que todos queriam? Pois é, as palavras tem um grande poder e dependendo de como você as jogue no vento, elas podem ter leveza de uma brisa refrescante num dia de verão ou o peso de uma âncora atirada em alto mar.
Em outro caso, você pode salvar o dia de alguém apenas com um “Bom dia!” sincero. E acredite, às vezes o silêncio não é só a falta de palavras, pode ser também uma forma de você dizer que está ali sempre. Para um amigo, um sorriso seu basta.
E lembre-se sempre: Cuidado com o que diz!


”Palavra errada, na hora errada, pode se transformar em 
ferida naquele que disse, e também naquele que ouviu. 
Em muitos momentos da vida o silêncio é a resposta 
mais sábia que podemos dar a alguém.”

(Padre Fábio de Melo)

Um comentário:

  1. Amei o post ^^
    Realmente, a palavra tem poder e esse poder pode ser usado para atingir as pessoas com amor e gentileza, mas esse mesmo poder pode ser usado, mesmo que não intencionalmente, para atingir as pessoas com maldade e egoísmo! :T
    O importante é aprendermos a dosar bem aquilo que sai de nossas bocas. Algumas pessoas são mais frágeis que outras, umas são mais diretas que outras, entretanto o respeito é fundamental!

    Parabéns por ter tido essa atitude de alertar as pessoas quanto aquilo que elas podem reproduzir nas outras. *--*

    ResponderExcluir