terça-feira, 14 de junho de 2011

Descobrindo o que não é amor

Amor. Nas mais belas palavras dos mais belos poemas, há muitos anos, poetas, sábios e até cientistas tentam traduzir o amor, e por mais próximo que se consiga chegar de tal descrição ninguém sabe ao certo o que é o amor. Talvez eu esteja enganada, mas acho que só é possível afirmar se um dia amei quando chegar a hora da minha partida para o além... mas ao longo de minha tragetória, que não julgo tão longa assim, tenho aprendido comigo mesmo e com os outros o que não é amor e assim vou descartando o que não é, afim de um dia poder afirmar o que realmente é este sentimento.
O sentimento de posse sobre o outro, definitivamente, não é amor, não se pode possuir pessoas. Quando dizemos "Aquele é meu namorado", "Esta é minha filha" ou até mesmo "Eis o meu melhor amigo", não devemos dizer essas coisas como se disséssemos "Aquele é meu carro" ou "Esta é minha casa" e "Eis a minha melhor roupa", cada pessoa nasceu com direitos e deveres e isto é o que nos difere de objetos que não tem o poder de tomar suas próprias decisões. 
Pessoas não são objetos, que você usa pra satisfazer seus desejos e depois as descarta como algo que se joga no lixo por que não mais te serve. Não se pode impor suas próprias vontades em outra pessoa como se ela fosse um marionete que possui todos seus movimentos facilmente controlados.
E é nessa eterna procura de saber o que é o amor que vou 'riscando' da lista o que com certeza não é amor e tendo a certeza de que a cada dia que passa estou mais perto da mais saborosa das descobertas, nem que isto seja a ultima coisa da vida, vai valer a pena esta incansável busca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário