quinta-feira, 17 de março de 2011

Prisões

          Você pode viver entre multidões e ainda assim sentir-se só, não é mesmo? Pois bem, você também pode viver sem algemas, correntes e grilhões e ainda assim sentir-se preso. Existem pessoas que provam da solidão mesmo tendo companhia por vários motivos, um deles, por exemplo, pode ser as barreiras que o prendem em mundos que muitos acham que eles mesmos criaram, o que ninguém imagina é que eles podem estar procurando, incessantemente, uma maneira para escapar. Se imagine em cárcere, sem  nenhuma liberdade para ir e vir. Horrível, não? 
A sensação de sentir-se preso é quase a mesma coisa se não for a mesma coisa, as paredes em volta não existem, mas não se consegue ir muito além, os caminhos e oportunidades aparecem como para qualquer outra pessoa, mas não se consegue escolher, ou pior, não se consegue ir em frente. Muitos devem não entender, devem imaginar que estas pessoa  não seguem seus próprios caminhos por que não quererem, por comodismo ou, simplesmente, não tem coragem pra enfrentar o mundo.
Essas prisões invisíveis podem existir de várias maneiras e por vários motivos, elas podem ser problemas não solucionados ou apenas a maneira de viver dessas pessoas. Muitas vezes essas pessoas podem ser tratadas como coitadinhas a vida inteira, são protegidas a qualquer custo e é assim que elas  acabam se vendo, frágeis e incapazes, tem medo de enfrentar as oportunidades por achar que não vão conseguir e acabam por não dar o próximo passo; Não conseguem tomar decisões, que só cabem a elas por olharem demais pros lados; acham que devem agir de forma a agradar a todos; pensam muito mais nos outros que em si mesmas;optam pela própria infelicidade por achar, que suas decisões que lhes trarão felicidade vão afetar a vida de outras pessoas.
          Pode ser possível que alguém esteja nesse estado e nem perceba, o  que não é de todo ruim já que "o que os olhos não vêem o coração não sente". Mas e pra quem sente e luta contra os grilhões diariamente? Tenta sair de trás das grades e não consegue? Quem se vê prestes a se libertar e dá de cara com uma nova muralha? Muitas pessoas se vêem em situações muito complicadas, nas quais conseguem ver a solução de seus problemas, mas de alguma forma, não conseguem fazer o que tem que fazer. Quem está de fora, normalmente pensa que esta pessoa está de braços cruzados pro problema ou simplesmente desistiu de tentar... Mas ninguém imagina pelo que se passa na cabeça de alguém que se sente assim... Os sonhos dessas pessoas podem ser tão simples, podem ser apenas poder ter uma vida normal como qualquer outra pessoa, interagir com as outras pessoas, estudar no que se gosta, ter um bom emprego, ter amigos, se divertir com eles, construir uma família... Mas na sua cabeça a decisão é demais, seja porque os vizinhos vão falar, pela família que os reprovaríam, pelos amigos que os deixaríam de lado, pelo(a) pretendente que os(a) trocaríam.
Bem, é tão fácil. É só agir, é só escolher e não dar ouvidos aos outros, afinal a vida é sua!
Não, não é tão fácil quanto se pensa. Infelizmente.

2 comentários:

  1. Manu la no fundo gostaria de mentir e dizer que tudo isso é fantasia sua. Gostaria muito. Mas não é fantasia coisa alguma. Pura realidade para muitas pessoas e pessoas próximas.
    Parabéns pela análise e pela observação.
    Um tostão de muitas chaves (para libertar prisões) e garanto que seu blog pode sim ser considerado uma chave, já que o que você fala muitas vezes faz a gente abrir os olhos. Já não temos tanto contato, por isso trate de escrever frequentimente, você sabe que amo seus conselhos ^^

    ResponderExcluir
  2. Vc falou a verdade Manu!!
    Acho que a pior prisão que existe é aquela que a sociedade constrói ao nosso redor. Por mais que vc tente, não consegue se libertar. E se o fizer, será condenado por ela.
    Jobs.

    ResponderExcluir